sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Um nome bonito para uma coisa feia

Olá amigos!
Hoje aprendi mais uma coisa, essa quem me ensinou foi o Elton. Aprendi a expressão “apropriação de material intelectual”, aprendi, porque, mais uma vez fui vítima da tal.
Já tinha me chateado muito com isso outras vezes, como quando na vez em que tentaram copiar minha dissertação. Mas, meu blog, meus textos! Que escrevi especialmente para meus amigos e familiares mais queridos, esse eu não tinha pensado que alguém copiaria.
Fiquei triste, é claro! Alguns podem até achar que é bobeira dar importância para tal fato, e que nos dias de hoje isso é normal, tendo em vista que a internet é mesmo uma terra sem lei, onde ninguém é de ninguém e as pessoas podem ser quem elas quiserem. Mas eu NÃO!!! Eu não penso assim!
Eu tenho pai e tenho mãe, sei quem eles são e sei muito bem o que me ensinaram. Desde criança me ensinaram a pedir por favor, com licença e POSSO PEGAR EMPRESTADO???
Quem me conhece sabe, eu sempre empresto minhas coisas de bom gosto, mas nunca, nunca mesmo pegue algo que é meu sem pedir (tenho duas irmãs que podem confirmar isso).
Esses mesmos pais, querendo que eu continuasse meu processo de educação, uniram todas suas forças físicas, mentais, emocionais e financeiras para que eu fosse para a faculdade e me formasse. Durante a graduação, também tive aulas de metodologia científica, um verdadeiro tédio, um horror! Mas, serviu para aprender que quando copiamos algo que não é de nossa autoria, em parte ou integral, sempre devemos citar a fonte, ou pelo menos pedir autorização para usar o material. Isso é regra, e esta lá escrita em qualquer livrinho de normas da ABNT.
Enfim, o que eu realmente quero dizer com isso é que não precisa ter nível superior, técnico ou pós-graduação para saber dessas coisas. Basta ser uma pessoa com o mínimo de educação e consideração possível.
Isso foi muito feio!!! Será que terei que começar a escrever sobre boas maneiras???
Não percam o próximo post ensinando com qual mão devemos segurar o garfo e a faca, brincadeirinha (rs!).
Meu sincero apoio aos amigos (e ao noivo) jornalistas, pesquisadores, artistas (tias), músicos... enfim a todos que sofrem diariamente com a “apropriação de material intelectual”. Acharam um jeito de eufemizar o ato.... :’(

4 comentários:

  1. Bela explanação. O Elto é fera em dar nome bonito pra coisa feia, HAJA VISTO, a P.A.B.E. - Pseudo Arcaico do Barroco Eruditis.

    ResponderExcluir
  2. nossa senhora . entendo o q vc quiz dizer, rafa. Mas me diga uma coisa? copiar o q de vc ? e nao citaram fonte? isso é pho....

    ResponderExcluir
  3. rafa, tava lendo outros pOST do blog ja que fiquei umas semanas sem acessar e agora to com uma duvidazinha aqui hihihihihihi..... :P .... meu deus, como eh trabalhoso organizar um casamento, ne Rafa ? e olha q vc tem cerimonialista (vi aqui no blog heheheheheh :P ..... entao, me diga uma coisa (ja que nunca casei e ainda nao sei como é hihihihihihihihihi) ... pra que cerimonialista se vc tem q organizar o casamento sozinha? eles nao sao pagos pra isso ? Me explica :) :) ?

    ResponderExcluir
  4. Pois é andaram copiando um texto do meu blog. Não gostei nada disso!!!! Agora já é tarde para pedir pra retirar, já que nem ao menos perguntaram se poderiam usar... mas um pedido de desculpas vai bem obrigada.

    ResponderExcluir