Aqui estou eu novamente escrevendo sobre roupas de casamento (rs)... Após ter escrito sobre os vestidos das mães e madrinhas, e sobre os ternos dos pais e padrinhos, agora chegou a vez dos convidados me perguntarem que roupa devem usar.
Como comentei nos outros textos, acho que tudo é uma questão de bom senso. Via de regra casamentos iniciados após as 20:00h o traje ideal é o chamado “passeio completo” também conhecido como “social”. E aqui vale mais uma regrinha básica para todos os casamentos independente da formalidade e do horário, é sempre educado evitar roupas brancas.
Para não ficar repetindo definições do que é o tal traje passeio completo, resolvi simplificar e procurar na internet algumas figuras que possam ilustrar melhor.
Elas:
*Dica:Aqui, valem vestidos longos com modelagens sequinhas, longuetes ou curtos sofisticados, conjuntos de saia ou calça. Musselina, crepe, seda e tecidos acetinados são boas escolhas, assim como decotes e brilhos moderados. Bolsas sociais, jóias ou bijuterias com destaque.
Eles:
* Dica: Quanto mais avançado o horário da cerimônia, mais escuro pode ser o terno. Sapatos sociais de amarrar e meias escuras também são indicados.
Obs: Mais uma vez o objetivo do blog é tirar dúvidas, informar e descontrair os convidados. Nossa intenção não é pressionar os convidados a comprarem presentes ou a usarem um determinado tipo de roupa.
A única obrigação dos convidados e divertirem-se e só irem embora da festa quando o sol estiver raiando (rs!!!)
Para quem ainda não se sentiu satisfeito com as informações do blog selecionei alguns sites que ajudam a esclarecer melhor o que é traje passeio completo.
“...All the single ladies... all the single ladies...now put your hands up...”
Hoje o aviso é só para meninas. Especialmente para aquelas que estão sozinhas, a procura de um par, ou para aquelas que já encontraram seu par e estão loucas para colocar um anelzinho dourado na mão direita ou na esquerda, dependendo do caso...
Sei que para nossos pais e avós a hora mais esperada é a cerimônia na igreja, para outros convidados pode ser a hora do jantar e da sobremesa (rs!!!), mas, para minhas amigas “single ladies” sem dúvida nenhuma a hora mais aguardada é a hora de pegar o buquê.
Eu tenho me preparado, malhado bíceps e tríceps, não só para ficar em forma e servir direitinho em meu vestido que por sinal está ficando MARAVILHOSO, mas também para garantir um arremesso perfeito!!! E vocês meninas, estão fazendo sua parte???
Devo adverti-las que este ano a competição será acirrada, pois teremos competidoras com altura superior a 1,80m. Mas fiquem calmas, todas terão chances iguais, não haverá “marmelada”, e ganhará a competidora que tiver mais habilidade em driblar as adversárias.
Como não quero que nenhum vídeo do meu casamento seja colocado no youtube, ou pior que seja repetido inúmeras vezes aos domingos no Faustão, vamos combinar algumas regrinhas, ok?
Primeiro, sapatos de salto podem ser utilizados para diminuir a diferença de altura entre as competidoras, desde que estes estejam bem firmes em seus pés. Não pode arremessar sapatos nas colegas. Também não pode puxar cabelo, derrubar no chão, usar golpes de MMA (Mixed Martial Arts, também conhecido como Vale Tudo), e principalmente é proibido fazer boliche de noiva!!!!Fica permitido, saltar, esticar os braços e se esgueirar entre as demais participantes, desde que esses movimentos sejam feitos com o objetivo claro de alcançar o buquê. Não vale realizar esses movimentos somente para atrapalhar as demais concorrentes.
Ah só para lembrar, quem pegar meu buquê certamente terá muita sorte. Pode até demorar um pouco para casar, mas, sozinha, não ficará. Vejam o meu caso, eu nem precisei disputar o buquê com outras meninas ele veio parar em minhas mãos sem eu precisar fazer qualquer tipo de esforço.
Quem esteve nas Bodas de Prata dos pais do Elton, que também foi em novembro, vai lembrar disso... a noiva (no caso minha futura sogra hehehe), mesmo estando vendada entregou o buquê para mim. Depois disso, passaram-se 5 anos e aqui estou eu preparando meu próprio casamento.
Bem que eu tentei achar a foto desse dia para comprovar o fato, mas depois da minha ultima mudança, tenho tido uma certa dificuldade para encontrar alguns objetos como, minha trena, a fonte da impressora, a foto do casamento de prata, entre outras coisas...
Agora que já deixamos tudo acertado quanto ao buquê, ou quase tudo, porque, algumas cosias serão surpresas, e só poderá aproveitar quem estiver no dia, vou deixar uma musiquinha para vocês começarem a se animar e a treinar com afinco para conseguir segurar o buquê sem deixar escapar ;)
AVISO DO NOIVO AOS RAPAZES SOLTEIROS: fiquem espertos e aproveitem o momento no qual a mulherada - de maiô preto - for disputar o buquê. Aprecie sem moderação!
AVISO DA NOIVA: Só para esclarecer... isso não é um maiô!!! Maiô é traje de banho, de usar na praia, na piscina. Isso é um collantt, para quem não sabe ou nunca fez aulas de ballett na vida.
AVISO DO NOIVO 2: o fato de eu não saber o nome destes troços é o que deixa meu pai orgulhoso.
Hoje aprendi mais uma coisa, essa quem me ensinou foi o Elton. Aprendi a expressão “apropriação de material intelectual”, aprendi, porque, mais uma vez fui vítima da tal.
Já tinha me chateado muito com isso outras vezes, como quando na vez em que tentaram copiar minha dissertação. Mas, meu blog, meus textos! Que escrevi especialmente para meus amigos e familiares mais queridos, esse eu não tinha pensado que alguém copiaria.
Fiquei triste, é claro! Alguns podem até achar que é bobeira dar importância para tal fato, e que nos dias de hoje isso é normal, tendo em vista que a internet é mesmo uma terra sem lei, onde ninguém é de ninguém e as pessoas podem ser quem elas quiserem. Mas eu NÃO!!! Eu não penso assim!
Eu tenho pai e tenho mãe, sei quem eles são e sei muito bem o que me ensinaram. Desde criança me ensinaram a pedir por favor, com licença e POSSO PEGAR EMPRESTADO???
Quem me conhece sabe, eu sempre empresto minhas coisas de bom gosto, mas nunca, nunca mesmo pegue algo que é meu sem pedir (tenho duas irmãs que podem confirmar isso).
Esses mesmos pais, querendo que eu continuasse meu processo de educação, uniram todas suas forças físicas, mentais, emocionais e financeiras para que eu fosse para a faculdade e me formasse. Durante a graduação, também tive aulas de metodologia científica, um verdadeiro tédio, um horror! Mas, serviu para aprender que quando copiamos algo que não é de nossa autoria, em parte ou integral, sempre devemos citar a fonte, ou pelo menos pedir autorização para usar o material. Isso é regra, e esta lá escrita em qualquer livrinho de normas da ABNT.
Enfim, o que eu realmente quero dizer com isso é que não precisa ter nível superior, técnico ou pós-graduação para saber dessas coisas. Basta ser uma pessoa com o mínimo de educação e consideração possível.
Isso foi muito feio!!! Será que terei que começar a escrever sobre boas maneiras???
Não percam o próximo post ensinando com qual mão devemos segurar o garfo e a faca, brincadeirinha (rs!).
Meu sincero apoio aos amigos (e ao noivo) jornalistas, pesquisadores, artistas (tias), músicos... enfim a todos que sofrem diariamente com a “apropriação de material intelectual”. Acharam um jeito de eufemizar o ato.... :’(
Tenho boas notícias para os convidados que virão de outras cidades. Consegui desconto de 20% na diária do Hotel Gracher para os convidados do casamento.
São várias opções de quartos, que vão desde o simples até para 5 pessoas, e a localização é bem central.
Entretanto, quem quiser fazer sua reserva deve se apressar, pois o casamento será em véspera de feriado, e devido a proximidade das praias muitas pessoas aproveitam para fazer suas comprinhas na cidade. Além disso, sei que já tem mais 2 casamentos que vão acontecer no mesmo dia, então a tendência é encontrar os hotéis cheios.
Essa é apenas uma sugestão, ainda existem outros hotéis na cidade que posso listar para vocês, mas pelo fato do desconto, da localização e por ser um hotel tradicional de Brusque, acho que vale a pena dar uma olhada ;)
Para quem se interessar e quiser mais informações, ai vão os contatos:
Acabei de chegar de viagem. O dia aqui está como o de costume, cinza, e eu estou super cansada.
Fui quinta feira a noite para Brusque e agora 14:30h de sábado já estou em casa.
Porque voltei tão cedo para casa? O motivo é simples, é que hoje de manhã eu fui para um lado e o Elton foi para o outro.
CALMA!!! Vou explicar isso melhor. Hoje cedo o Elton partiu em direção ao aeroporto de Florianópolis e eu, bem... eu parti para um lugar não tão bonito... eu fui em direção a rodoviária de Itajaí :(
O casamento continua valendo, e foi esse o motivo da minha ida tão repentina a Brusque, o casamento. Como vocês sabem, para que saia tudo perfeitinho no dia, uma série de coisas precisam ser vistas, analisadas, decididas e conferidas, várias vezes (rs).
Essa semana foi a vez dos convites, dos sapatos, das roupas do pajem e da daminha e de mais algumas coisinhas que não vou contar aqui, porque são surpresa. Sei que ontem eu andei...
E agora vocês podem se perguntar: Porque ela não foi ver isso antes? A resposta é simples, no meio do casamento há um doutorado, o meu. Bem, acho que nesse caso é mais apropriado dizer: no meio do doutorado há um casamento.
E nessa confusão toda, no meio de análises de variâncias, Teste de Bartlett, simpósio, submissão de artigos, sapatos, flores, bolo, convites e etc, olho para o lado e vejo minha Lucy dormindo!!! A dona Lucy é a minha sombra, é essa mocinha linda da foto, um amor.
E agora fico pensado, como a vida dessa “psirica” é difícil... seu pelo é escovado todos os dias para não embolar, todos os dias também, seus olhos devem ser higienizados com chá de camomila, pois a lágrima do Lhasa mancha a sua pelagem. Sua comida é “super premium”, para ter pelos brilhantes e ossos fortes. A cada acerto, ela ganha um premio, um petisquinho, por ser uma boa menina, tudo é claro, próprio para pets. Para acalmar ela também recebe gotinhas de floral canino em sua água. Ah isso sem contar as idas ao pet, de onde ela volta super fofa e perfumada hehehe
Olhando tudo isso, sou obrigada a dizer: eu quero um dia de cão (rs)!
Gente, isso foi só uma brincadeirinha, na verdade amo meu trabalho e estou amando a correria de ser noiva. Quando a festa acabar e quando defender minha tese, certamente sentirei saudades desses dias.
Tenho que lembrar também, que esse post só foi possível, porque a Carla me deixou hoje de manhã na rodoviária de Itajaí. E por isso não precisei madrugar para voltar para Curitiba, depois de ter arrumado a noite mais umas coisinhas do casamento. A Bruna (Dindi) e ao Leo (Dindo) que ficaram cuidando da minha Lucysinha para que eu pudesse viajar. Muito obrigada ;)
Depois de ter escrito sobre os vestidos das mães e madrinhas, surgiu outra questão. Desta vez são os padrinhos perguntando com que roupa eu vou...
Para que ninguém sinta-se menos importante, vou escrever a respeito das roupas dos pais e padrinhos. Não escrevi nada antes, porque, sempre acreditei que homens fossem mais “descomplicados” em relação a esse assunto.
A primeira sugestão de trajes para pais e padrinhos foi do Mau (Maurício Haas - padrinho do noivo). Ele sugeriu bermuda, chinelo e camisa do grêmio (rs). Bem, infelizmente esse traje terá que ficar para uma próxima oportunidade... se fosse a camisa do furacão paranaense eu até poderia pensar no caso (rs).
Então vamos ao que interessa. Como no caso das madrinhas, não vou obrigar ninguém a usar uma cor que não goste, um terno escuro está na medida. Quanto a camisa e a gravata, vocês escolhem as cores. Para os que gostam de escolher cores que combinem com o vestido de suas acompanhantes, de minha parte está tudo bem.
No caso das madrinhas, as estampas estão liberadas, por outro lado, aconselho os pais e padrinhos evitarem camisas com estampas tipo Baile do Havaí e Bananas de Pijamas. O estilo Grunge também deve ser evitado, apesar de ser bastante apreciado por alguns convidados e pelo próprio noivo (rs!!!).
Vamos tentar manter esse visual pelo menos na igreja. Na festa, depois do jantar e das fotos oficiais, é claro, o Mau pode usar seu chinelo e a camisa do furacão ;)
Como vocês sabem, nossos convites não ficaram prontos para serem entregues no feriado de 7 de Setembro como havíamos planejado :’( Devem ficar prontos na próxima semana, assim esperamos!!!
Entretanto, muitas pessoas já nos questionaram sobre a lista de presentes. Perguntaram se vamos indicar no convite o local onde ficará nossa lista.
Em primeiro lugar gostaríamos de esclarecer que nosso maior presente será a presença de cada um dos nossos convidados. Pois vocês foram os escolhidos por nós para compartilhar esse momento.
Em segundo lugar não vamos colocar os cartõezinhos de lojas nos convites, porque, entendemos que o convite é para convidar, indicar horário e local da cerimônia, e não para pedir presentes.
Mas uma coisa também é certa: estamos começando do zero nossa vida de casados (rs!) e, neste momento, toda e qualquer ajuda é sempre muito bem vinda!
Por isso, caso queiram contribuir para que nosso "lar doce lar" tenha o mínimo necessário para a sobrevivência do casal e o essencial para receber bem os amigos e familiares que vierem nos visitar (rs!), informamos que nossas listas com sugestões de presentes encontram-se nas lojas: Em Brusque-SC:
HAVAN Em Brusque: Rod. Antônio Heil, 191, Centro Brusque - SC Disponível também em qualquer loja da rede. Obs: Lista completa disponível somente nas lojas. Site: clique aqui e acesse nossa lista
Elo Z Av. Cônsul Carlos Renaux, 74, Centro Brusque - SC (47) 3351-2178 Site: www.eloz.com.br
Optamos por fazer estas listas de sugestões, pois, alguns convidados já nos perguntaram o que gostaríamos de ganhar. Percebemos então, que uma lista de sugestões pode facilitar a vida de quem quiser nos presentear.
Lembramos mais uma vez, que estas são apenas sugestões!
Como muitas de vocês virão de outras cidades para o casamento, certamente precisarão de um lugar para fazer cabelo, maquiagem, mão etc.
Eu vou me arrumar no Charm Coiffeur, caso vocês queiram se arrumar lá, o local será fechado a partir das 12h30min, para após este horário atender somente as convidadas para o casamento.
Ah, esse aviso vale também para o pessoal de Brusque!!!
Enfim, vale para todas que queiram compartilhar esse momento.
Quem tiver interesse pode agendar um horário pelo telefone (47) 3044-2211, comparecendo a Rua João Bauer nº 245 sala 03 no centro de Brusque, ou então se preferirem podem me avisar por e-mail/telefone.
* Já tive acesso aos preços, quem quiser saber pode me mandar um e-mail ou telefonar que eu repasso os valores.
Já estou me acostumando, quando encontro alguma amiga ou alguém da família sempre me perguntam: como estão os preparativos para o casamento? Mas este final de semana surgiu um novo tópico na lista de perguntas sobre os preparativos. Você vai definir os trajes das madrinhas? E as cores dos vestidos? E o comprimento dos vestidos? A princípio nunca me passou pela cabeça definir com que cor cada madrinha deverá se vestir, mas como a pergunta surgiu fui atrás de informações... Em minhas pesquisas pela internet, e com o auxílio da minha cerimonialista Sabrina, descobri que as primeiras pessoas a escolherem suas cores são a mãe da noiva e do noivo, nessa ordem, e essas cores não devem ser repetidas por pessoas que ficarão no altar. Feito isso a noiva deve definir a cor e o traje das madrinhas. Como havia falado antes não vou escolher as cores, acho que cada uma deve usar a cor de sua preferência, exceto preto, roxo e branco, por uma questão de bom senso. Ah as estampas também estão liberadas!!! Quanto ao comprimento, falei com algumas das madrinhas e elas já avisaram que vão usar vestidos longos, que é mesmo a escolha mais apropriada para o horário no qual será realizada a cerimônia. Entretanto, sabendo que todo ano surge uma “nova cor da estação” e que 9 em cada 10 mulheres vão querer seus vestidos desta cor, resolvi adiantar o serviço das minhas queridas madrinhas, caso alguma tenha “problemas” em ter sua cor repetida.
Aqui vai uma relação com as cores já escolhidas: Ragnit (Mãe da noiva) – Lilás Sandra (Mãe do noivo) – Verde escuro
Madrinhas: Bruna – Rosa eprata Susan – Rosa nude Carla – Uva
* Quem ainda não decidiu sua cor pode me avisar mais tarde que eu atualizo a lista.
Acreditamos que Deus tem um motivo único para colocar certas pessoas em nosso caminho. Às vezes, é para nos ajudar a enxergar alguma situação nova. Outras vezes, para encorajar e fortalecer nossos propósitos. Ou então, apenas para nos lembrar que nunca estamos sós e que é importante compartilhar nossas alegrias, tristezas e sonhos. Seja qual for o motivo que Deus teve para nos aproximar, estamos felizes que Ele o tenha feito. Agradecemos imensamente por aceitarem nosso convite e por terem assumido a responsabilidade de estar ao nosso lado no altar no dia em que Deus abençoará nossa união. Rafa e Elton Padrinhos da noiva Leonardo Andreguetto e Bruna Storck Anacleto Paganini e Susan Storck Fábio e Cláudia Storck Gustavo e Caroline Rocha Padrinhos do noivo Maurício Haas e Carla de Souza Marcos Wanka e Isabel Heck Egon e Márcia Petermann Valter e Marli Wanka
O que é ser noiva - Sonhar com o vestido de noiva o tempo todo!!! - Falar de casamento até cansar e cansar! - Se emocionar de verdade ao ouvir a marcha nupcial e outras músicas de casamento - Ter crises de choro e estresse com a família e o noivo. E entrar na famosa TPC (tensão pré casamento) - Se emocionar com pequenos gestos: presentes vindos de pessoas humildes, cartões lindos escritos pelos amigos, ouvir coisas positivas das amigas já casadas e perceber o quanto nossos pais e família estão felizes com o casamento. - Ter que ouvir opiniões o tempo todo de gente que acha que sabe tudo! - Achar o máximo fazer prova do vestido mesmo quando só existe um pano branco sem nada ainda (rs). - Provar doces, bolo, comida, bebidas e ficar enjoadaaaaa de tanta coisa gostosa - Ficar ansiosa e contar os meses, dias, minutos e segundos para o GRANDE DIA!!! - Pensar em cada detalhe da festa, da casa, da cerimônia, lua de mel... - Ir em cerimônias de pessoas que você nunca viu para espiar o padre - Chorar nesses casamentos de desconhecidos; - Ter o maior orgulho em se referir ao seu amor como NOIVO! - Ficar íntima de palavras como: floristas, bem-casados, tules, minuetos, cerimonial, drapeados, grinaldas, luz âmbar etc. - Ficar feito boba olhando para sua aliança na mão direita. - Ter pesadelos horríveis com coisas absurdas sobre o casamento! - Ler milhões de revistas sobre casamentos! - Ficar ultra feliz quando é convidada para casamentos só para prestar atenção nos detalhes.
- Abrir o sorriso quando o noivo liga pra vc e fala: Oi noiva mais linda do mundo!!! - Ficar indecisa com tantas opções de tudo e insegura quando vai contratar algum serviço (será que esse é bom??? Fiz a escolha certa??) - Morrer de medo que alguma coisa dê errado e seu medo se concretizar.... - É querer que as pessoas mais queridas participem dos preparativos.
SER NOIVA É BOM DEMAIS!!!!
Afinal, O que é ser Noivo?
- É acarcar com responsabilidades que antes não tinha... - É ser forte para segurar a barra nas dificuldades... - É ouvir falar de casamento 25 horas por dia... - É ir em feiras e qualquer tipo de evento relacionado a casamento... - É se emocionar ao pensar em sua noiva entrando na igreja... - É correr para cima e para baixo para conhecer os fornecedores... - É ter que vender o carro que adora para conseguir um mais econômico para ter mais dinheiro para casar... - É se preocupar com casa, terno e com as contas... - É abrir mãos de passeios e de agrados para a noiva, para poder conseguir pagar as coisas... - É querer estar ao lado da sua amada o tempo todo... - É passar tardes de fim de semana arrumando as lembrancinhas do casamento aprendendo na marra a ter dons manuais nunca adquiridos antes... - É querer comprar todos os móveis da casa e perceber que o dinheiro só dá para comprar um puff para a sala... - É aprender a passar na frente das lojas e pegar todos os panfletos com as promoções... - É não parar de fazer contas... - É explicar que esquecimento não é de propósito e nem para implicar... - É ter que aguentar sua noiva planejando até mesmo os nomes dos seus futuros filhos(as)... - É aguentar sua amada na famosa fase TPC (tensão pré casamento)... - É ter que aguentar as piadinhas dos amigos solteiros e ter a certeza que fez a escolha certa... - É ficar feliz porque ela está feliz...
Trata-se de uma história comum. Daquelas com começo, meio e fim – que, na verdade, nada mais é do que um novo começo. Mas, é uma história especial, afinal, é a nossa história. Um trecho de vida que já soma oito anos desde que eu, Elton, e ela, Rafaellen, nos encontramos.
Ela, estudante de Biotecnologia, e eu... bem, demorou ainda certo tempo até descobrir o que eu queria ser na realidade. Mas, enfim, descobri: jornalista!
Ela morava em Itapema, perto da praia, e eu, em Brusque. No início, ficou combinado assim: a cada fim de semana, um visitava o outro. Durante a semana, os encontros eram em frente à biblioteca da Univali.
Depois de um tempo juntos, ela terminou a graduação e foi morar em Curitiba para cursar o mestrado – e já está terminando o doutorado. Tempos depois, eu também me graduei e fui morar em Florianópolis, mas nesse meio tempo inventei – na companhia do Mau Haas – de dar uma volta de bicicleta pela América do Sul. A viagem não rolou por completo, e eu voltei mais rápido do que o esperado para reencontrar ela. Bom para os dois!
Há mais ou menos um ano e meio, ela intimou, e eu me apressei em comprar as alianças. Agora, falta pouco para concretizarmos todos os sonhos que viemos sonhando juntos nestes últimos 18 meses. E você é convidado a compartilhar de todas as alegrias conosco.
Nosso encontro é dia 13 de novembro de 2010, às 20h30min, em Brusque, Santa Catarina.